Descrição do Sistema de Avaliação dos cursos de graduação da FTC EAD

Muitos colegas tem duvida de como é feita a avaliação do curso,de como cada nota de cada avaliação seja virtual ou presencial tem peso, e como é calculada nossa media.a descrição completa de como é feita a avaliação voce pode conferir no arquivo abaixo em formato PDF.

Descrição do Sistema de Avaliação dos cursos de graduação da FTC EAD

Boas festas!

Cada pessoa, de acordo com a religiao que adota, costumes e tradições, tem sua maneira singular de comemorar as festas de fim de ano.entao boas festas para todos.para mim é Feliz natal e um feliz ano novo.

Blogger_Xmas_logo_1 Blogger_Xmas_logo2 Blogger_Xmas_logo3 Blogger_Xmas_logo4 Blogger_Xmas_logo5 Blogger_Xmas_logo6 Blogger_Xmas_logo7 Blogger_Xmas_logo8 Blogger_Xmas_logo9 Blogger_Xmas_logo10 Blogger_Xmas_logo11 Blogger_Xmas_logo12 Blogger_Xmas_logo13 Blogger_Xmas_logo14 Blogger_Xmas_logo15

Só pra lembrar já estão disponíveis os slides das aulas 1 e 2 , basta clicar no link abaixo!

Slides Aula Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

e não esquecendo o curso de extensão,pensem a respeito!

Atenção para os Cursos de Extensão da FTC EAD

Calendário Acadêmico

O Calendário Acadêmico já foi postado aqui mas foi postado uma xerox digitalizado por mim,agora disponibilizo de forma nítida e colorida o Calendário Acadêmico para melhor visualização.

Calendario

  Calendário Acadêmico em formato imagem(JPGE) basta clicar na imagem ao lado para visualizar ou baixa-la ou no link abaixo.

http://img697.imageshack.us/img697/2015/calendariob.jpg

 

Calendário Acadêmico em formato PDF.

   http://www.4shared.com/file/179276514/9efdeded/Calendrio_Acadmico_-_Circuito_.html

Atenção para os Cursos de Extensão da FTC EAD

Os Cursos de Extensão são importantes tanto para o aumento de conhecimentos específicos quanto para o cumprimento da carga horária de estudos independentes,lembrando que a carga Horária Total de Estudos Independentes  sao 200h e é uma das exigências do Conselho Nacional de Educação / MEC para a conclusão do curso; norma descrita nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura na Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002.E para nossa aera esta aberto o curso:

Teorias Aplicadas ao Ensino de Biologia e Ciência na Educação Básica
Com carga horária de 40h/aula, esse curso é voltado principalmente para alunos de licenciatura e bacharelado em biologia, pós-graduandos, professores e profissionais que atuam na área e desejam fazer qualificação em metodologia de ensino para biologia na educação básica. O curso tem turmas que seguem do dia 1° fevereiro ao dia 05 de março e custa R$ 36,00 (preço promocional até o dia 03 de janeiro).

DETALHES DO CURSO

Professor(a):

Luciana de Oliveira Ramos
Bióloga com Mestrado em Biotecnologia Aquática, pelo Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Atua a 10 anos como professora na área de biologia no ensino fundamental e superior em instituições de ensino públicas e privadas.
Na área de Licenciamento ambiental atuou na participação da elaboração de relatórios de impactos ambientais (RIMA).
Trabalho durante dois anos como bióloga no Instituto Xingó: CHESF – CNPq – SUDENE – ETFAL – UFAL - UFBA – UFS - UFPE – UFRPE, na área de Gestão e Educação Ambiental nas relações de trabalho.
Professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, na área de Zoologia.
Diversos trabalhos publicados na área de gestão ambiental

INVESTIMENTO


Valor promocional até 03/01/2010
R$ 36,00
Valor promocional de 04/01 a 17/01/2010
R$ 39,00
Valor normal do cursos
R$ 45,00

CARGA HORÁRIA
40 horas/aula distribuídas da seguinte forma:

08h/aula de vídeo streaming em sala de aula.
12h/aula para atividades/discussões extraclasse utilizando como ferramenta de apoio o Espaço do Aluno do site www.alfamacursos.com.br
20 horas para construção de um projeto de intervenção ambiental (construção de um texto crítico/analítico, com base nos temas para reflexão).
ATENÇÃO
PARA ACOMPANHAR O CURSO E FAZER O ESTUDO INDEPENDENTE E CONSTRUÇÃO DA ATIVIDADE DIDÁTICA, É PRÉ - REQUISITO FAZER O DOWNLOAD DO MATERIAL DIDÁTICO QUE ESTARÁ DISPONÍVEL NO ESPAÇO DO ALUNO NO SITE HTTP://WWW.ALFAMACURSOS.COM.BR

OBJETIVO
Refletir acerca do processo de ensino da biologia na educação básica e possibilitar ao aluno uma percepção teórico/pratica das ferramentas utilizadas, permitindo que cada um obtenha o conhecimento necessário para utilização destas ferramentas de maneira eficiente e eficaz.

PÚBLICO ALVO
Alunos de licenciatura e bacharelado em biologia, pós-graduandos, professores e profissionais que atuam na área e desejam se qualificar em metodologia de ensino para biologia na educação básica.
Para participar deste curso não precisa ser aluno da FTC EaD.

LOCAL DO CURSO
O curso será transmitido para todas as Unidades Pedagógicas da rede FTC EaD, que tiverem disponibilidade de horários.
------------------------------------------------
Atenção:
------------------------------------------------
A Unidade Pedagógica da FTC EaD é a responsável pela disponibilidade de turmas e horários, assim como pela exibição do curso. Caso ocorra algum imprevisto na UP e o curso não seja transmitido a Alfama Cursos não tem nenhum tipo de responsabilidade.

PROGRAMA
AULA 1: PORQUE REALIZAR AULAS PRÁTICAS?
Momento1
Momento 2
- A Importância das aulas práticas no ensino de Biologia e Ciências;
- A interação Teoria-Prática como estimulador do conhecimento;
- Metodologia básica de uma aula prática para o Ensino Fundamental;
- Metodologia básica de uma aula prática para o Ensino Médio;
Tema para reflexão
- Análise do tema de reflexão do momento 1
- Aulas Práticas: o que pode e o que não pode;
- A Preparação do professor para a aula prática;
- Itens indispensáveis para uma boa aula prática;
Exercício
AULA 2: COMO REALIZAR AULAS PRÁTICAS
Momento1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 1
- Aulas práticas dentro de sala;
- Aulas práticas fora de sala;
- Aulas de campo;
Tema para reflexão
- Análise do tema de reflexão do momento 1
- Como realizar aulas práticas com baixo custo;
- Integração da prática dos alunos com a prática da Ciência;
- Conciliando Vestibular com aulas práticas e aulas de campo;
Exercício
AULA 3: A ARTE DE ENSINAR
Momento 1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 2
- Filtro caseiro de areia;
- Reaproveitando a comida;
- O jogo dos seres vivos;
- Reconhecendo seres microscópicos;
Tema para reflexão
- Analise do tema de reflexão do momento 1
- Testes sensoriais;
- Construindo um pulmão caseiro;
- Fazendo uma eletrólise em sala;
- Construindo um destilador caseiro;
Exercício
AULA 4: ALGUNS EXEMPLOS DE AULAS PRÁTICAS PARA ENSINO MÉDIO
Momento1
Momento 2
- Comentário do exercício da aula 3
- Recriando os experimentos de Redi;
- Aprendendo a classificar as coisas e os seres vivos;
- Uma aula de campo simples de Ecologia;
Tema para Reflexão
- Analise do tema de reflexão do momento 1
- Retrospectiva – Revisão dos aspectos analisados no decorrer do curso;
- Mesa redonda – Com a participação de mais um profissional da área.
Material Didático disponível no Espaço do Aluno do site alfamacursos.com.br
CERTIFICADOS

Nos Certificados constará a carga horária de 40h/aula.

Requisitos cumulativos para o Aluno receber o Certificado de Conclusão deste Curso:
1) Possuir freqüência mínima de 75% em todo o curso;
2) Confirmação da presença do aluno, através do sistema de chamada on-line do Portal Cursos de Extensão;*
3) Assinatura da lista de presença, disponível na Unidade Pedagógica, durante as transmissões das aulas;*
4) Pagamento total do valor do curso.
Observações:
a) O Certificado será enviado diretamente à Unidade Pedagógica da FTC EAD, informada pelo aluno na inscrição do curso;
b) O Certificado deste curso terá a carga horária de 40h/aula;
*É de responsabilidade da UP passar a lista de freqüência e lançar no portal a presença on-line do aluno.

DATAS / TURMAS / HORÁRIOS


AS TURMAS SÃO DISPONIBILIZADAS A DEPENDER DA UP(PÓLO) DA FTC EAD EM QUE VOCÊ SE INSCREVER.

ATENÇÃO! PARA AS CIDADES COM HORÁRIO DE VERÃO AS AULAS COMEÇARÃO 01(UMA) HORA MAIS TARDE. O CALENDÁRIO ABAIXO NÃO SEGUE O HORÁRIO DE VERÃO! 
TUR
MAS

DIAS
DATAS

HORÁRIOS
A
SEGUNDA
(MANHÃ)

Aula 1
01/fev
08:30 às 10:30h
Aula 2
08/fev
08:30 às 10:30h
Aula 3
22/fev
08:30 às 10:30h
Aula 4
01/mar
08:30 às 10:30h
B
TERÇA
(TARDE)

Aula 1
02/fev
14:00 às 16:00h
Aula 2
09/fev
14:00 às 16:00h
Aula 3
23/fev
14:00 às 16:00h
Aula 4
02/mar
14:00 às 16:00h
C
QUARTA
(MANHÃ)

Aula 1
03/fev
10:30 às 12:30h
Aula 2
10/fev
10:30 às 12:30h
Aula 3
24/fev
10:30 às 12:30h
Aula 4
03/mar
10:30 às 12:30h
D
QUINTA
(MANHÃ)

Aula 1
04/fev
08:30 às 10:30h
Aula 2
18/fev
08:30 às 10:30h
Aula 3
25/fev
08:30 às 10:30h
Aula 4
04/mar
08:30 às 10:30h
E
QUINTA
(NOITE)

Aula 1
04/fev
18:00 às 20:00h
Aula 2
18/fev
18:00 às 20:00h
Aula 3
25/fev
18:00 às 20:00h
Aula 4
04/mar
18:00 às 20:00h
F
SEXTA
(MANHÃ)

Aula 1
05/fev
10:30 às 12:30h
Aula 2
19/fev
10:30 às 12:30h
Aula 3
26/fev
10:30 às 12:30h
Aula 4
05/mar
10:30 às 12:30h
G
SEXTA
(TARDE)

Aula 1
05/fev
16:00 às 18:00h
Aula 2
19/fev
16:00 às 18:00h
Aula 3
26/fev
16:00 às 18:00h
Aula 4
05/mar
16:00 às 18:00h
H
SEXTA
(NOITE)

Aula 1
05/fev
20:00 às 22:00h
Aula 2
19/fev
20:00 às 22:00h
Aula 3
26/fev
20:00 às 22:00h
Aula 4
05/mar
20:00 às 22:00h

CONTATO:

Você pode enviar suas dúvidas diretamente para o e-mail
contato@alfamacursos.com.br

INSCRIÇÕES:

http://www.cursosdeextensao.com.br/portal/descritivo.php?c=MjUw

PLANO DE DISCIPLINA

Só para informação,o plano da disciplina Fundamentos Filosóficos-histórico na educação e da disciplina que já passou Metodologia de Trabalho cientifico.

 

Plano Disciplina Fundamentos Filosóficos-histórico (formato PDF)

http://www.4shared.com/file/179269860/bb0a1586/Plano_de_desciplina_Fundamento.html

Plano Disciplina Metodologia de Trabalho Cientifico (formato PDF)

http://www.4shared.com/file/179269890/3c920949/Plano_de_desciplina_Metodologi.html

 

Esses arquivos já eram para ter sido postados mas como estava sem acesso ao SAE e só agora conseguir resolver essa questão,então esta ai os planos de disciplina.

Matriz curricular Biologia em forma de tabela

Nossa matriz curricular de biologia em forma de tabela para melhor compreensão,lembrando que é a mesma postada na semana passada,apenas esta em forma de tabela informando de que eixo e que peso tem cada disciplina para o nosso curso

Matriz curricular Biologia

Basta clicar na imagem para visualizar ou baixa-la

Para baixar em formato PDF clique no Link abaixo:

www.4shared.com/file/179255457/a2fefea/Matriz_curricular_Biologia.html

Slides Aula Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Slides Aula 1 e 2.





 Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação aula 1












Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação aula 2

Grandes mestres

Em nosso terceiro post sobre grandes mestres com importância na biologia hoje vamos falar um pouco sobre Gregor Mendel.na ultima quarta seus experimentos forma citados em aula pelo tutor Ricardo,mas quem era Gregor Mendel ?

Gregor Mendel

 

Gregor Mendel

Nascimento: 20 de Julho de 1822 Heizendorf

Falecimento: 6 de Janeiro de 1884 Brno

Campo(s): Genética

Instituições: Abadia de São Tomé, Brno

Alma mater: Universidade de Viena

Conhecido(a) por: Descoberta da genética

Postura religiosa: Católico Romano

 

Gregor Johann Mendel (Heizendorf, 20 de Julho de 1822Brno, 6 de Janeiro de 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.

Nasceu na região de Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser batizado a 22 de Julho, que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento, vindo de uma família de humildes camponeses. Na sua infância revelou-se muito inteligente; em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: "Gregor". Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".

Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que não pode dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade.

Morreu a 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crónica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.

Experimento de Mendel

As suas descobertas, apesar de muito importantes permaneceram praticamente ignoradas até aos começos do século XX (embora tivessem estado disponíveis nas maiores bibliotecas da Europa e dos Estados Unidos). Sendo publicadas somente no início do século XX, anos após a morte de Mendel; foram "redescobertas" por um grupo de cientistas, um alemão - K. Correns, um austriaco - E. Tschermak e outro neerlandês - H. de Vries. Originalmente pensava-se que o austriaco Eric von Tschermark teria sido um dos "redescobridores" mas, nunca mais foi aceite.

Mendel e a apicultura

Um aspecto pouco revelado da vida de Mendel é que nos últimos dez anos da sua vida se dedicou ao estudo das abelhas; que resultou um modelo de investigação frustrante pois não teve tão bons resultados como as experiências com ervilhas alguns anos antes. É provável que esta experiência fosse para reforçar e confirmar a teoria da hereditariedade.

Cronologia

O mosteiro agostiniano em Brno, onde Mendel trabalhou e fez as suas experiências.

  • 1822 - No dia 20 de Julho, nasce Gregor Johann Mendel na Silésia, na região de Troppau, filho de uma família de camponeses.
  • 1841-1843 - Estuda dois anos no Instituto Filosófico em Olomouc.
  • 1843-1854 - Torna-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno
  • 1843 - Entra no mosteiro de Brno, onde passará a maior parte da sua vida e onde fará as suas famosas experiências.
  • 1847 - É ordenado sacerdote.
  • 1851-1853 - Estuda dois anos na Universidade de Viena história natural.
  • 1853 - De volta ao mosteiro, dá aulas principalmente de Física.
  • 1856 - Inicia as suas experiências nos jardins do mosteiro onde cruza as ervilhas e diferentes árvores.
  • 1862 - Juntamente com alguns colegas do mosteiro funda a Sociedade de Ciências Naturais.
  • 1863 - Acaba as suas experiências em animais e plantas que duraram cerca de sete anos.
  • 1865 - A 8 de Março e a 8 de Fevereiro apresenta à sociedade local o seu trabalho: "Ensaios com Plantas Híbridas".
  • 1866 - Pública oficialmente o seu livro tendo muito pouco impacto na comunidade científica.
  • 1868 - É eleito abade do mosteiro, após o que nunca mais pôde continuar as suas pesquisas devido às numerosas tarefas administrativas.
  • 1871 - É nomeado presidente da Sociedade de Apicultura de Brno.
  • 1873 - Mendel demite-se do cargo.
  • 1874 - É reeleito, mas por razões pessoais não ocupa o cargo.
  • 1884 - Morre a 6 de Janeiro de 1884 em relativa obscuridade, aos 61 anos de idade.
  • 1900 - Os botânicos K. Correns (Alemanha), E. Tschermak (Áustria) e H. de Vries (Países Baixos) redescobrem o trabalho de Mendel, demonstrando a sua importância e estabelecendo as Leis de Mendel.

Fonte: Wikipedia

Aulas em Áudio do dia 16 de dezembro de 2009

Segunda aula de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação

dessa vez o gravação não esta boa mas não por minha culpa,o nosso link estava com problema e aula esta com um áudio péssimo,então aumentem o volume para ouvir.

Assunto: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 

Formato:MP3
Tamanho: 29mb

Parte Única : http://www.4shared.com/file/175162611/1fe70106/Aula_16dezmp3.html

Historia no cinema:                                                                                                                                 Durante a aula foi mostrado o trecho do filme O nome da rosa:

Estranhas mortes ocorrem num mosteiro durante a Idade Média. Um monge franciscano é chamado para solucionar o mistério e cai nas malhas de uma trama diabólica. Do romance de Umberto Eco. Um filme inesquecível, uma verdadeira reconstituição da época.

Caso tenha interesse no filme,pode ser baixado dublado no link abaixo.

http://www.megaupload.com/?d=3YKCTWVV

 

E foi passado a musica Historia Cantando de Gerson Guimaraes

Alguns colegas estão tendo dificuldades em visualizar o blog,ou o blog não esta mostrando os elementos correto.

se a pagina não esta abrindo as imagens, a barra lateral esta em branco ou os elementos da barra lateral aparecem no final do blog isso acontece por que seu navegador esta desatualizado.

O blog é melhor visualizado no Firefox.Caso não use Firefox a visualização correta pode ser obtida atualizando seu navegado(browser) de internet.

Firefox:  http://download.mozilla.org/?os=win&lang=pt-BR&product=firefox-3.5.5

Opera:  http://get3.opera.com/pub/opera/win/1010/int/Opera_1010_in_Setup.exe

Google Chrome:  http://dl.google.com/chrome/install/195.33/chrome_installer.exe

Internet Explorer:  http://download.microsoft.com/download/2/E/B/2EB4A8C1-419A-4139-8608-57109F5568B4/IE8-WindowsXP-x86-PTB.exe

Programem-se para 2010.

A cidade de Salvador sediará o I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (COBESA), que será realizado de 11 a 16 de julho de 2010, no Centro de Convenções da Bahia.

-Serão abordados, de maneira integrada, temas de interesse regional e nacional relacionados à universalização do saneamento, urbanização e meio ambiente, enfocando os seus desafios tecnológicos e de gestão, por meio de:

  • TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

  • CONFERÊNCIAS

  • PAINÉIS

  • MESAS REDONDAS

  • PALESTRAS

  • ESPAÇO PARA APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES

  • FEIRA DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

  • MINI-CURSOS

  • VISITAS TÉCNICAS

Este evento, inédito no País, está sendo organizado por um grupo de instituições formado por universidades públicas federais e estaduais, faculdades privadas, órgãos públicos e empresas estaduais, autarquias, e associações e entidades de classes.-

A FTC participa da Comissão Técnica e da Comissão Geral de Organização do evento, representada pelo professor Eduardo Cohim, do curso de Engenharia Ambiental.( Alguem lembra dele,aquele das aulas em video,rsrsrsrssr)

Contato provisório para mais informações: (71) 3283-9780-

Em breve, o site do Congresso estará disponível.

A metamorfose de uma libélula

Mais uma vez saindo um pouco da intenção do blog,mas não saindo do foco de biologia.Não tenho informações da autoria das imagens mas o registro deste magnífico trabalho é indispensável.

Fase 1 borbs_2 borbs_3 borbs_4 borbs_5 borbs_6 borbs_7 borbs_8 borbs_9 borbs_10borbs_11 borbs_12

Duas a três semanas depois de postos os ovos, surgem as larvas das libélulas. Começa então um longo ciclo de vida aquática, que, em algumas espécies, pode durar até cinco anos. Em sua existência submersa, a larva se alimentará de micro crustáceos, filhotes de peixes e outras larvas __ ela atua como ápice de uma importante cadeia alimentar dos ambientes aquáticos dos rios e lagos __ e passará por até 15 sucessivas metamorfoses até se transformar em uma náiade, que já se assemelha ao inseto adulto porém se movimenta no meio aquático através de jatos de água que saem pelo reto, como um sifão. Em um dado momento, atendendo aos chamados de um relógio biológico, cujo mecanismo permanece inexplicado, a náiade faz a transição do meio aquático para o terrestre onde fará sua última metamorfose. A escalada do trampolim para o novo mundo é feita geralmente à noite, para escapar dos predadores. Subindo pela haste de alguma planta, a larva para de se alimentar e se mantém várias horas imóvel se preparando para a mudança. A libélula rompe seu último exoesqueleto pelo dorso, liberando primeiro a cabeça e o tórax e depois o abdômen (o processo leva de 30 a 40 minutos). Suas asas, úmidas, precisarão de duas a três horas para se solidificarem em contato com o ar, quando a libélula estará, então, aparelhada e pronta para decolar.

 

As mesmas fotos em um albun externo.

E se o homem fosse uma máquina?

O corpo humaE se o homem fosse uma máquina? no é como uma indústria, completa com inúmeros sistemas de controle, produção e operários! Você com certeza já deve ter visto alguma ilustração gráfica utilizando a metáfora de máquinas e linhas de produção para explicar como nosso corpo funciona, e a obra do artista alemão Henning Lederer deve ser a primeira versão animada em detalhes, com um toque especial.No “entrelaçamento entre ciência, cultura, arte e tecnologia”, Lederer rendeu uma homenagem animando o pôster original de Fritz Kahn, “O Homem como um Palácio Industrial”, criado em 1927. Há quase um século, Kahn é a inspiração, senão a fonte direta, para todos os gráficos de homens gigantes com maquinário industrial que conhecemos. Kahn, médico berlinense, foi o escritor e ilustrador que popularizou ciência e em particular, descobertas das ciências médicas e biológicas através de livros maravilhosamente ilustrados, indo muito além de simplesmente reduzir a complexidade de sistemas biológicos ao que hoje podem parecer antiquados mecanismos.

 

O vídeo mostra exatamente as funções do ser humano e como tudo acontece dentro do organismo. Apesar de não sermos uma máquina, são tantos detalhes que fica fácil relacionar o corpo com uma indústria.

E se o homem fosse uma máquina?

O post Slides Aula Metodologia do Trabalho Científico foi atualizado.

Foram  acrescentados os slides :

Metodologia do Trabalho Científico Aula 3

Metodologia do Trabalho Científico Aula 4

DESCRIÇÃO CURRICULAR

DESCRIÇÃO CURRICULAR

CURSO DE BIOLOGIA

PERÍODO I

DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA

1. Metodologia do Trabalho Científico (72h)  Concluída

2. Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação (72h)

3. Abordagens Sociopolíticas da Educação (72h)

4. Psicologia da Educação (72h)

5. Pesquisa e Prática Pedagógica I (36h)

6. Seminário Presencial I (32h)

PERÍODO II

DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA

1. Didática (72h)

2. Biologia Geral (72h)

3. Fundamentos de Química e Bioquímica Básica (72h)

4. Biomatemática (72h)

5. Pesquisa e Prática Pedagógica II (36h)

6. Seminário Presencial II (32h)

PERÍODO III

DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA

1. Biologia Celular e Molecular (72h)

2. Zoologia Geral e Comparada I (72h)

3. Botânica Geral e Comparada I (72h)

4. Fundamentos de Genética Humana e das Populações (72h)

5. Pesquisa e Prática Pedagógica III (36h)

6. Seminário Presencial III (30h)

PERÍODO IV

DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA

1. Embriologia e Histologia Comparada (72h)

2. Zoologia Geral e Comparada II (72h)

3. Botânica Geral e Comparada II (72h)

4. Estratégias de Ensino-aprendizagem em Biologia (72h)

5. Estágio Supervisionado I (200h)

6. Pesquisa e Prática Pedagógica IV (36h)

7. Seminário Presencial IV (30h)

PERÍODO V

DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA

1. Fisiologia Animal Comparada (72h)

2. Anatomia e Fisiologia Humana (72h)

3. Ecologia Geral (72h)

4. Fundamentos de Física e Biofisica (72h)

5. Estágio Supervisionado II (200h)

6. Pesquisa e Prática Pedagógica V (36h)

7. Seminário Presencial V (30h)

PERÍODO VI

DISCIPLINA E CARGA HORÁRIA

1. Biologia Marinha (72h)

2. Fundamentos da Educação Ambiental (72h)

3. Direito Ambiental (72h)

4. Fundamentos de Geologia (72h)

5. Trabalho de Conclusão de Curso (72h)

6. Pesquisa e Prática Pedagógica VI (36h)

7. Seminário Presencial VI (30h)

Carga Horária Total de Estudos Independentes: 200 h

Carga Horária Total de Estágio Supervisionado: 400h

Carga Horária Total do Curso: 2800 h

Principais Educadores da Antiguidade

Para complementar o assunto Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação lecionado ontem,vamos falar um pouco dos principais educadores da antiguidade,é importante saber quem são e o que defendiam:

Principais Educadores Gregos.

Sócrates


O busto de Sócrates no museu do Louvre 

Nascimento:  470 a.C.Atenas
Morte: 399 a.C. Atenas
Escola/tradição: Filosofia Grega
Principais interesses: A ética, a epistemologia e a virtude
Idéias notáveis: Ironia, Método Socrático
Influências: Anaxágoras, Parmênides, Pródico
Influenciados: Platão, Aristóteles, Aristipo de Cirene, Antístenes, a filosofia ocidental



Platão


Busto de Platão 

Nascimento: 428/27 a.C. Atenas, Grécia Antiga
Morte: 348/347 a.C.Atenas
Ocupação: Filósofo
Escola/tradição: Platonismo
Principais interesses: Retórica, Arte, Literatura, Epistemologia, Justiça, Virtude, Política, Educação, Militarismo, Filosofia
Influências: Sócrates, Homero, Hesíodo, Aristófanes, Protágoras de Abdera, Parmênides, Pitágoras, Heráclito, Orfismo
Influenciados: Aristóteles, Neoplatonismo, Cícero, Plutarco, Estoicismo, Descartes, Hobbes, Leibniz, Newton, John Stuart Mill, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, Anselmo de Cantuária, Gadamer e inúmeros outros filosófos e teólogos.

Aristóteles

Busto de Aristóteles no Museu do Louvre. 

Nascimento: 384 a.C.Estagira, Calcídica
Morte: 322 a.C. Grécia [Atena]
Nacionalidade: Grego [Filósofo Grego]
Ocupação: Filósofo e Professor
Escola/tradição: Escola peripatética, Academia de Platão, Realismo, Fundacionalismo
Principais interesses: Política, Metafísica, Ciência, Lógica, Ética
Idéias notáveis: Lógica, Biologia, Doutrina do meio-termo, Metafísica, Razão
Influências: Parmênides, Sócrates, Platão, Heráclito
Influenciados: Alexandre Magno, Al-Farabi, Avicena, Averróis, Alberto Magno, Copérnico, Galileu Galilei, Ptolomeu, Tomás de Aquino, e a maior parte da filosofia islâmica, filosofia cristã, filosofia ocidental e a ciência em geral

A vida é trajetória deles são muito grande,então levaria o blog todo para postar.mas vale a pena da uma conferida mais a fundo na historia de cada um,para isso basta clicar nos links abaixo.


Sócrates:http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates
Platão:http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o
Aristóteles: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles
Fonte:Wikipédia

Principais Educadores Romanos

Cícero

CiceroBust 

Nascimento: 3 de Janeiro de 106 a.C.Arpino, Itália
Morte: 7 de Dezembro de 43 a.C.Formia, Itália
Ocupação: Político, orador e filósofo
Principais interesses: Astronomia, Matemática, Engenharia, Física
Influências: Platão e Médio Platonismo, Estoicismo
Influenciados:Tácito,Plínio,Quintiliano    

                                                                                                                                                                                                    





Quintiliano

180
Não achei as informações para criar uma Credencial como nos anteriores.

Marcus Fabius Quintilianus nasceu em Caagurris (Calahorra, atual Espanha) e viveu de 30 a 95 DC Escritor e retórico latino. Estudou em Roma, onde primeiro exerceu como advogado. Tornou-se conhecido por ter sido professor de retórica. Um de seus alunos foi o orador romano Plinio, o jovem. Depois de exercer por vinte anos como advogado e professor, retirou-se para escrever. Ficou famoso pelo Institutio Oratoria (c. 95 d.C.), grande obra redigida em 12 volumes. Nos dois primeiros livros Quintiliano trata a educação fundamental e como se organizava a vida na Roma de seu tempo. Recomendava que se ensinassem simultaneamente os nomes das letras e as suas forma.

 
 
A vida e obras dele pode ser acessados nos links abaixo.

Marcus Fabius Quintilianus:http://pt.wikipedia.org/wiki/Quintiliano
Fonte:Wikipédia

Aulas em Áudio do dia 09 de dezembro de 2009.

Primeira aula de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação,peço desculpas a todos.Ontem a noite cheguei atrasado então a aula começou a ser gravada 10 minutos apos o inicio.

Estamos dando início aos nossos estudos de Fundamentos
Histórico e Filosóficos da Educação que tem como objetivo geral analisar
a Educação enquanto um objeto crítico e reflexivo. Enfocaremos
historicamente seus aspectos sociais e políticos, da Antigüidade ocidental
até e contemporaneidade em suas relações com o Estado, sociedade e
cultura, bem como o estudo do desenvolvimento do processo educacional (Trecho retirado do modulo Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação)
                                         

 

Assunto: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 

Formato:MP3
Tamanho: 29mb

Parte Única : http://www.4shared.com/file/169646321/d1ac0e4b/Aula_09dezmp3.html

Durante a aula foi mostrado o trecho do filme 300:

O rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam até a morte contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.

Caso tenha interesse no filme,pode ser baixado dublado no link abaixo. http://www.megaupload.com/?d=DNN91AOM

 

 

Também foi falado sobre o MITO DA CAVERNA.

Este tema é comentado durante a história por muitos filósofos e outros autores, como Calderón de lá Barca com A vida é um sonho.

Exemplos mais modernos podem ser o livro Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley, 1932), o filme Matrix (Irmãos Wachowski, 1999) e também A Ilha de Michael Bay de 2005. Outro autor que utilizou, paródicamente, essa parábola platônica foi o autor José Saramago, em seu livro A Caverna.

O mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna,foi escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

Alguns ainda chamam de Os prisioneiros da caverna ou menos comumente de A parábola da caverna.

Trata-se de um diálogo metafórico onde as falas na primcave1eira pessoa são de Sócrates, e seus interlocutores, Glauco e Adimanto, são os irmãos mais novos de Platão. No diálogo, é dada ênfase ao processo de conhecimento, mostrando a visão de mundo do ignorante, que vive de senso comum, e do filósofo, na sua eterna busca da verdade.

Sócrates – Agora imagina a maneira como segue o estado da nossa natureza relativamente à instrução e à ignorância. Imagina homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância, de pernas e pescoços acorrentados, de modo que não podem mexer-se nem ver senão o que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça; a luz chega-lhes de uma fogueira acesa numa colina que se ergue por detrás deles; entre o fogo e os prisioneiros passa uma estrada ascendente. Imagina que ao longo dessa estrada está construído um pequeno muro, semelhante às divisórias que os apresentadores de títeres armam diante de si e por cima das quais exibem as suas maravilhas.

Glauco – Estou vendo.

Sócrates – Imagina agora, ao longo desse pequeno muro, homens que transportam objetos de toda espécie, que os transpõem: estatuetas de homens e animais, de pedra, madeira e toda espécie de matéria; naturalmente, entre esses transportadores, uns falam e outros seguem em silêncio.

Glauco - Um quadro estranho e estranhos prisioneiros.

Sócrates - Assemelham-se a nós. E, para começar, achas que, numa tal condição, eles tenham alguma vez visto, de si mesmos e de seus companheiros, mais do que as sombras projetadas pelo fogo na parede da caverna que lhes fica defronte?

Glauco - Como, se são obrigados a ficar de cabeça imóvel durante toda a vida?

Sócrates - E com as coisas que desfilam? Não se passa o mesmo?

Glauco - Sem dúvida.

Sócrates - Portanto, se pudessem se comunicar uns com os outros, não achas que tomariam por objetos reais as sombras que veriam?

Glauco - É bem possível.

Sócrates - E se a parede do fundo da prisão provocasse eco sempre que um dos transportadores falasse, não julgariam ouvir a sombra que passasse diante deles?

Glauco - Sim, por Zeus!

Sócrates - Dessa forma, tais homens não atribuirão realidade senão às sombras dos objetos fabricados?

Glauco - Assim terá de ser.

Sócrates - Considera agora o que lhes acontecerá, naturalmente, se forem libertados das suas cadeias e curados da sua ignorância. Que se liberte um desses prisioneiros, que seja ele obrigado a endireitar-se imediatamente, a voltar o pescoço, a caminhar, a erguer os olhos para a luz: ao fazer todos estes movimentos sofrerá, e o deslumbramento impedi-lo-á de distinguir os objetos de que antes via as sombras. Que achas que responderá se alguém lhe vier dizer que não viu até então senão fantasmas, mas que agora, mais perto da realidade e voltado para objetos mais reais, vê com mais justeza? Se, enfim, mostrando-lhe cada uma das coisas que passam, o obrigar, à força de perguntas, a dizer o que é? Não achas que ficará embaraçado e que as sombras que via outrora lhe parecerão mais verdadeiras do que os objetos que lhe mostram agora?

Glauco - Muito mais verdadeiras.

Sócrates - E se o forçarem a fixar a luz, os seus olhos não ficarão magoados? Não desviará ele a vista para voltar às coisas que pode fitar e não acreditará que estas são realmente mais distintas do que as que se lhe mostram?

Glauco - Com toda a certeza.

Sócrates - E se o arrancarem à força da sua caverna, o obrigarem a subir a encosta rude e escarpada e não o largarem antes de o terem arrastado até a luz do Sol, não sofrerá vivamente e não se queixará de tais violências? E, quando tiver chegado à luz, poderá, com os olhos ofuscados pelo seu brilho, distinguir uma só das coisas que ora denominamos verdadeiras?

Glauco - Não o conseguirá, pelo menos de início.

Sócrates - Terá, creio eu, necessidade de se habituar a ver os objetos da região superior. Começará por distinguir mais facilmente as sombras; em seguida, as imagens dos homens e dos outros objetos que se refletem nas águas; por último, os próprios objetos. Depois disso, poderá, enfrentando a claridade dos astros e da Lua, contemplar mais facilmente, durante a noite, os corpos celestes e o próprio céu do que, durante o dia, o Sol e sua luz.

Glauco - Sem dúvida.

Sócrates - Por fim, suponho eu, será o sol, e não as suas imagens refletidas nas águas ou em qualquer outra coisa, mas o próprio Sol, no seu verdadeiro lugar, que poderá ver e contemplar tal qual é.

Glauco - Necessariamente.

Sócrates - Depois disso, poderá concluir, a respeito do Sol, que é ele que faz as estações e os anos, que governa tudo no mundo visível e que, de certa maneira, é a causa de tudo o que ele via com os seus companheiros, na caverna.

Glauco - É evidente que chegará a essa conclusão.

Sócrates - Ora, lembrando-se de sua primeira morada, da sabedoria que aí se professa e daqueles que foram seus companheiros de cativeiro, não achas que se alegrará com a mudança e lamentará os que lá ficaram?

Glauco - Sim, com certeza, Sócrates.

Sócrates - E se então distribuíssem honras e louvores, se tivessem recompensas para aquele que se apercebesse, com o olhar mais vivo, da passagem das sombras, que melhor se recordasse das que costumavam chegar em primeiro ou em último lugar, ou virem juntas, e que por isso era o mais hábil em adivinhar a sua aparição, e que provocasse a inveja daqueles que, entre os prisioneiros, são venerados e poderosos? Ou então, como o herói de Homero, não preferirá mil vezes ser um simples lavrador, e sofrer tudo no mundo, a voltar às antigas ilusões e viver como vivia?

Glauco - Sou de tua opinião. Preferirá sofrer tudo a ter de viver dessa maneira.

Sócrates - Imagina ainda que esse homem volta à caverna e vai sentar-se no seu antigo lugar: Não ficará com os olhos cegos pelas trevas ao se afastar bruscamente da luz do Sol?

Glauco - Por certo que sim.

Sócrates - E se tiver de entrar de novo em competição com os prisioneiros que não se libertaram de suas correntes, para julgar essas sombras, estando ainda sua vista confusa e antes que seus olhos se tenham recomposto, pois habituar-se à escuridão exigirá um tempo bastante longo, não fará que os outros se riam à sua custa e digam que, tendo ido lá acima, voltou com a vista estragada, pelo que não vale a pena tentar subir até lá? E se alguém tentar libertar e conduzir para o alto, esse alguém não o mataria, se pudesse faze-lo?

Glauco - Sem nenhuma dúvida.

Sócrates - Agora, meu caro Glauco, é preciso aplicar, ponto por ponto, esta imagem ao que dissemos atrás e comparar o mundo que nos cerca com a vida da prisão na caverna, e a luz do fogo que a ilumina com a força do Sol. Quanto à subida à região superior e à contemplação dos seus objetos, se a considerares como a ascensão da alma para a mansão inteligível, não te enganarás quanto à minha idéia, visto que também tu desejas conhece-la. Só Deus sabe se ela é verdadeira. Quanto a mim, a minha opinião é esta: no mundo inteligível, a idéia do bem é a última a ser apreendida, e com dificuldade, mas não se pode apreendê-la sem concluir que ela é a causa de tudo o que de reto e belo existe em todas as coisas; no mundo visível, ela engendrou a luz; no mundo inteligível, é ela que é soberana e dispensa a verdade e a inteligência; e é preciso vê-la para se comportar com sabedoria na vida particular e na vida pública.

Glauco - Concordo com a tua opinião, até onde posso compreendê-la.

(Platão, A República, v. II p. 105 a 109


Sobre o Blog.

Blog dedicado a todos os alunos do curso de biologia da Ftc Ead circuito 12, e aos que se interessarem. o objetivo inicial deste blog é disponibilizar informações do curso,sobre o curso e informações úteis.Estarei também disponibilizando as aulas em áudio.na verdade este blog vai ser moldado por todos

Hd Virtual

http://www.4shared.com/dir/23836427/d678f5ed/FTC_EAD_Aulas.html
Este link serve para amarzenar todos arquivos do nosso blog.
esta pasta é publica todos podem mandar qualquer arquivo que ache de interesse.

Chat!

Seguidores


Blogs parceiros.

  • MATRIZ CURRICULAR - *DESCRIÇÃO CURRICULAR* DISCIPLINA CH 1º Período Metodologia do Trabalho Científico 72h Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 72h Abordagens Sóc...
    Há 14 anos