Licenciatura em Biologia


É a área da ciência que estuda a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos



Perfil Profissional
O biólogo é o especialista na análise de organismos, do homem e de outros animais, vegetais e microrganismos. Além de estudar as características de cada grupo, verifica a relação dos organismos com o meio ambiente. Também pesquisa a aplicação de alguns desses organismos na indústria e na medicina e na fabricação de medicamentos, bebidas e alimentos. Morfologia, anatomia, fisiologia, estrutura genética, hábitos em cativeiro e no habitat são seus objetos de investigação. É de sua responsabilidade a elaboração de laudos sobre o impacto de obras e fábricas no meio ambiente. Na área de genética e biotecnologia, faz análises de DNA e estuda as má-formações genéticas hereditárias. Pode atuar, ainda, na proteção ao meio ambiente ou lecionar.

O que você pode fazer
Biologia marinha Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.

Controle de pragas e vetores Planejar e aplica técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.

Ensino Lecionar em escolas do ensino fundamental, médio ou em faculdades.

Genética e biotecnologia Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando a melhoria de espécies animais e vegetais. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou determinação da paternidade, com base na análise de DNA.

Gerenciamento costeiro Administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.

Meio ambiente Promover programas de preservação de animais e vegetais, em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas. Elaborar relatórios de impacto ambiental.

Microbiologia Investigar bactérias, fundos e vírus para a produção de alimentos e remédios.

Mercado de Trabalho
A oferta de trabalho para o biólogo se mantém estável no setor de ensino fundamental e médio e cresce cada vez mais nas áreas de genética e biologia molecular. Isso se deve ao aumento da atuação desse profissional em pesquisas relacionadas ao genoma em clínicas e centros de pesquisa. Também é grande a procura pelo especialista da área de genética e biotecnologia por laboratórios e clínicas que realizam testes de paternidade. Especialistas em embriologia e biologia celular podem conseguir vagas em clínicas de reprodução humanas assistida, prática em expansão no mercado. Um novo nicho de atuação do biólogo é a bioinformática, na qual ele precisa ter conhecimentos tecnológicos para desenvolver softwares que analisam resultados de estudos de genoma. Já o especialista em meio ambiente tem boa chance de colocação em órgãos públicos, que necessitam dele para a elaboração de relatórios de impactos ambientais e para o desenvolvimento de programas de educação ambiental, em empresas privadas, como as de papel e celulose, em firmas de engenharia, sobretudo as que atuam na construção de estradas, e em consultorias ambientais. O Instituto Agronômico, o Instituto Butantan e o Instituto de Pesca são alguns órgãos públicos que também abrem vagas. As oportunidades estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, tem aumentado o número de vagas nas áreas de ensino e ambiental.

Salário Médio: R$ 1.200,00 (HUM MIL E DUZENTOS REAIS)


O tubarão


Foto de Terry Goss - © 2006 - Tirada na Ilha de Guadalupe, México. Fonte: Wikipédia

Os tubarões são animais muito importantes para o equilíbrio de quase todos os ecossistemas marinhos.
Estas criaturas tem fama de serem terríveis assassinos. Na realidade, poucas espécies representam algum tipo de risco para o homem.

Os tubarões tiveram suas populações drasticamente reduzidas neste último século e muitas espécies se encontram em situação de grande perigo. Mais de 30 espécies de tubarão estão em risco no Brasil (quase 40% das espécies presentes em nossa costa). No mundo, cerca de 100 milhões deles são capturados por ano, a maioria para a obtenção de cartilagem. Uma das práticas comuns da pesca predatória (finning) é arrancar as nadadeiras e devolver o animal vivo para o mar, onde ele afunda e agoniza até morrer.

A imagem de "assassino implacável" esconde o real fato de que estão sendo dizimados por um inimigo bem mais terrível, o homem.

Juíza permite registro a formado a distância em Biologia - 19/02/2010 - 18h16min

A Justiça Federal suspendeu, por meio de uma liminar concedida pela juíza Maria Cecília de Marco Rocha, a resolução do Conselho Federal de Biologia que proibia a concessão de registro profissional para alunos formados em cursos a distância. Desde junho de 2008, o conselho orientava as regionais a não registrarem esses profissionais. Para a Justiça, a proibição é inconstitucional.

A decisão contra o conselho de Biologia foi tomada na quinta-feira da semana passada e atinge os formados em Ciências Biológicas, Biologia e no programa especial de formação pedagógica de docentes. A liminar foi concedida após o MEC entrar com a medida judicial. A partir de agora, a liminar assegura o direito dos formados a distância de ter o diploma registrado como biólogo, que o conselho só concedia para graduados em cursos presenciais.

Comunicado sobre o término do horário de verão brasileiro


Publicado por: Tatiana Melo de Menezes

--------------------------------------------------------------------------------

Salvador, 11 de janeiro de 2010.

Prezados estudantes,

Tendo em vista o término do horário de verão brasileiro, comunicamos que, a partir da meia noite do dia 21 de fevereiro de 2010, as atividades presenciais* (aulas) voltarão a ser desenvolvidas nos horários conforme tabela abaixo:


Dias da semana Turno Aulas Horários
Segunda a Sexta-Feira Noturno 1ª e 2ª aula 18h30min às 20h10min
3ª e 4ª aula 20h30min às 22h10min
Sábado Matutino 1ª e 2ª aula 8h30min às 10h10min
3ª e 4ª aula 10h30min às 12h10min
Sábado Vespertino 1ª e 2ª aula 14h20min às 16h
3ª e 4ª aula 16h20min às 18h


* O horário de orientação para o tutor será informado pelos coordenadores de curso, em breve.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Marcelo Nery
Diretor Acadêmico EAD
Rede FTC

Atualizações

Estou em falta com todos, o motivo é por que minha vida ficou um pouco tumultuada.
mas ja me programei,ja coloquei tudo no lugar e a partir de quarta feira, o blog volta com tudo
peço desculpas a todos que esperavam novas atualizações mas essa semana volto com tudo.

atividade_teorico_pratica.pdf

http://www.4shared.com/file/214383304/638c40da/atividade_teorico_pratica.html

Slides da aula 4_Fundamentos Históricos Filósoficos da Educação_BIO_C12.pdf

http://www.4shared.com/file/214375766/7beae6a1/Slides_da_aula_4_Fundamentos_H.html

Slides da aula 3_Fundamentos Históricos Filósoficos da Educação_BIO_C12.pdf

http://www.4shared.com/file/214375675/fa3aec6d/Slides_da_aula_3_Fundamentos_H.html

SLIDES DA AULA 01_Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação_BIO_C12.pdf

http://www.4shared.com/file/214375436/4dbacbd/SLIDES_DA_AULA_01_Fundamentos_.html


Sobre o Blog.

Blog dedicado a todos os alunos do curso de biologia da Ftc Ead circuito 12, e aos que se interessarem. o objetivo inicial deste blog é disponibilizar informações do curso,sobre o curso e informações úteis.Estarei também disponibilizando as aulas em áudio.na verdade este blog vai ser moldado por todos

Hd Virtual

http://www.4shared.com/dir/23836427/d678f5ed/FTC_EAD_Aulas.html
Este link serve para amarzenar todos arquivos do nosso blog.
esta pasta é publica todos podem mandar qualquer arquivo que ache de interesse.

Chat!

Seguidores


Blogs parceiros.

  • MATRIZ CURRICULAR - *DESCRIÇÃO CURRICULAR* DISCIPLINA CH 1º Período Metodologia do Trabalho Científico 72h Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 72h Abordagens Sóc...
    Há 14 anos