Licenciatura em Biologia
É a área da ciência que estuda a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos
Perfil Profissional
O biólogo é o especialista na análise de organismos, do homem e de outros animais, vegetais e microrganismos. Além de estudar as características de cada grupo, verifica a relação dos organismos com o meio ambiente. Também pesquisa a aplicação de alguns desses organismos na indústria e na medicina e na fabricação de medicamentos, bebidas e alimentos. Morfologia, anatomia, fisiologia, estrutura genética, hábitos em cativeiro e no habitat são seus objetos de investigação. É de sua responsabilidade a elaboração de laudos sobre o impacto de obras e fábricas no meio ambiente. Na área de genética e biotecnologia, faz análises de DNA e estuda as má-formações genéticas hereditárias. Pode atuar, ainda, na proteção ao meio ambiente ou lecionar.
O que você pode fazer
Biologia marinha Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce.
Controle de pragas e vetores Planejar e aplica técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.
Ensino Lecionar em escolas do ensino fundamental, médio ou em faculdades.
Genética e biotecnologia Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando a melhoria de espécies animais e vegetais. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou determinação da paternidade, com base na análise de DNA.
Gerenciamento costeiro Administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.
Meio ambiente Promover programas de preservação de animais e vegetais, em órgãos públicos, ONGs, parques e reservas ecológicas. Elaborar relatórios de impacto ambiental.
Microbiologia Investigar bactérias, fundos e vírus para a produção de alimentos e remédios.
Mercado de Trabalho
A oferta de trabalho para o biólogo se mantém estável no setor de ensino fundamental e médio e cresce cada vez mais nas áreas de genética e biologia molecular. Isso se deve ao aumento da atuação desse profissional em pesquisas relacionadas ao genoma em clínicas e centros de pesquisa. Também é grande a procura pelo especialista da área de genética e biotecnologia por laboratórios e clínicas que realizam testes de paternidade. Especialistas em embriologia e biologia celular podem conseguir vagas em clínicas de reprodução humanas assistida, prática em expansão no mercado. Um novo nicho de atuação do biólogo é a bioinformática, na qual ele precisa ter conhecimentos tecnológicos para desenvolver softwares que analisam resultados de estudos de genoma. Já o especialista em meio ambiente tem boa chance de colocação em órgãos públicos, que necessitam dele para a elaboração de relatórios de impactos ambientais e para o desenvolvimento de programas de educação ambiental, em empresas privadas, como as de papel e celulose, em firmas de engenharia, sobretudo as que atuam na construção de estradas, e em consultorias ambientais. O Instituto Agronômico, o Instituto Butantan e o Instituto de Pesca são alguns órgãos públicos que também abrem vagas. As oportunidades estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, tem aumentado o número de vagas nas áreas de ensino e ambiental.
Salário Médio: R$ 1.200,00 (HUM MIL E DUZENTOS REAIS)
MATRIZ CURRICULAR
-
*DESCRIÇÃO CURRICULAR*
DISCIPLINA
CH
1º Período
Metodologia do Trabalho Científico
72h
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
72h
Abordagens Sóc...
Há 15 anos
0 comentários:
Postar um comentário