PLANO DE DISCIPLINA (Didática)

PLANO DE DISCIPLINA

Curso: Licenciatura em Biologia Disciplina: Didática

Carga
Docente: Dione Carvalho Período: 2º 72h
horária:
PERFIL DO EGRESSO

O profissional deverá demonstrar capacidade de promover a integração contínua dos saberes científicos da Biologia
à prática pedagógica, articulada a uma postura crítica e reflexiva da realidade sócio-espacial e cultural de onde se
está inserido.

COMPETÊNCIAS DO PERÍODO

• Compreender que os conhecimentos da área de ciências da natureza trazem grandes contribuições na

sociedade em toda sua diversidade de manifestação.

• Utilizar conceitos da química, biologia e matemática a fim de desenvolver senso crítico na interpretação de

fenômenos bioquímicos;

• Proporcionar meios do educando compreender a educação como fator construtor da cidadania e a

importância do professor de biologia na melhoria da qualidade de vida.

TEMA TRANSVERSAL DO PERÍODO

A educação na construção da cidadania

EMENTA DA DISCIPLINA
Estudo dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do(a) educador(a) e na construção
da identidade docente. Estuda a aprendizagem significativa: sua implicação no ensino fundamental contemporâneo e
sua articulação com as tendências pedagógicas, planejamento do processo ensino-aprendizagem como elemento
organizador do trabalho didático. Analisa as técnicas de ensino, interdisciplinaridade: conceito e pressupostos, e a
Avaliação como elemento norteador do processo ensino-aprendizagem.

JUSTIFICATIVA

A Didática é um campo de conhecimento que discute e propõe subsídios teóricos e práticos para assegurar uma
atuação pedagógica do professor que resulte na aprendizagem do educando. Fornece elementos fundamentais
para a compreensão do trabalho docente no cotidiano escolar e destina-se, portanto, a preparação para a docência,
possibilitando uma revisão dos conceitos básicos acerca das questões pedagógicas e sócio-políticas,
proporcionando um conhecimento crítico das tendências pedagógicas, dos fundamentos sobre planejamento e
avaliação no processo de ensino-aprendizagem, e da aplicabilidade dos diversos métodos e técnicas de ensino em
sala de aula, oportunizando ao futuro docente reflexões sobre sua atuação, formação nas dimensões técnica,
humana e política e posicionamento crítico reflexivo.

FINALIDADE

Objetivo Geral:

Compreender os pressupostos didático-pedagógico da ação docente numa abordagem crítica, e as principais
concepções dos elementos estruturantes do processo ensino/aprendizagem numa perspectiva multidimensional,
contribuindo para a formação contextualizada do educador.

0 comentários:

Postar um comentário


Sobre o Blog.

Blog dedicado a todos os alunos do curso de biologia da Ftc Ead circuito 12, e aos que se interessarem. o objetivo inicial deste blog é disponibilizar informações do curso,sobre o curso e informações úteis.Estarei também disponibilizando as aulas em áudio.na verdade este blog vai ser moldado por todos

Hd Virtual

http://www.4shared.com/dir/23836427/d678f5ed/FTC_EAD_Aulas.html
Este link serve para amarzenar todos arquivos do nosso blog.
esta pasta é publica todos podem mandar qualquer arquivo que ache de interesse.

Chat!

Seguidores


Blogs parceiros.

  • MATRIZ CURRICULAR - *DESCRIÇÃO CURRICULAR* DISCIPLINA CH 1º Período Metodologia do Trabalho Científico 72h Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 72h Abordagens Sóc...
    Há 14 anos