PLANO DE DISCIPLINA
Curso: Licenciatura em Biologia Disciplina: Didática
Carga
Docente: Dione Carvalho Período: 2º 72h
horária:
PERFIL DO EGRESSO
O profissional deverá demonstrar capacidade de promover a integração contínua dos saberes científicos da Biologia
à prática pedagógica, articulada a uma postura crítica e reflexiva da realidade sócio-espacial e cultural de onde se
está inserido.
COMPETÊNCIAS DO PERÍODO
• Compreender que os conhecimentos da área de ciências da natureza trazem grandes contribuições na
sociedade em toda sua diversidade de manifestação.
• Utilizar conceitos da química, biologia e matemática a fim de desenvolver senso crítico na interpretação de
fenômenos bioquímicos;
• Proporcionar meios do educando compreender a educação como fator construtor da cidadania e a
importância do professor de biologia na melhoria da qualidade de vida.
TEMA TRANSVERSAL DO PERÍODO
A educação na construção da cidadania
EMENTA DA DISCIPLINA
Estudo dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do(a) educador(a) e na construção
da identidade docente. Estuda a aprendizagem significativa: sua implicação no ensino fundamental contemporâneo e
sua articulação com as tendências pedagógicas, planejamento do processo ensino-aprendizagem como elemento
organizador do trabalho didático. Analisa as técnicas de ensino, interdisciplinaridade: conceito e pressupostos, e a
Avaliação como elemento norteador do processo ensino-aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
A Didática é um campo de conhecimento que discute e propõe subsídios teóricos e práticos para assegurar uma
atuação pedagógica do professor que resulte na aprendizagem do educando. Fornece elementos fundamentais
para a compreensão do trabalho docente no cotidiano escolar e destina-se, portanto, a preparação para a docência,
possibilitando uma revisão dos conceitos básicos acerca das questões pedagógicas e sócio-políticas,
proporcionando um conhecimento crítico das tendências pedagógicas, dos fundamentos sobre planejamento e
avaliação no processo de ensino-aprendizagem, e da aplicabilidade dos diversos métodos e técnicas de ensino em
sala de aula, oportunizando ao futuro docente reflexões sobre sua atuação, formação nas dimensões técnica,
humana e política e posicionamento crítico reflexivo.
FINALIDADE
Objetivo Geral:
Compreender os pressupostos didático-pedagógico da ação docente numa abordagem crítica, e as principais
concepções dos elementos estruturantes do processo ensino/aprendizagem numa perspectiva multidimensional,
contribuindo para a formação contextualizada do educador.
MATRIZ CURRICULAR
-
*DESCRIÇÃO CURRICULAR*
DISCIPLINA
CH
1º Período
Metodologia do Trabalho Científico
72h
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
72h
Abordagens Sóc...
Há 14 anos
0 comentários:
Postar um comentário