Grandes mestres

Em nosso terceiro post sobre grandes mestres com importância na biologia hoje vamos falar um pouco sobre Gregor Mendel.na ultima quarta seus experimentos forma citados em aula pelo tutor Ricardo,mas quem era Gregor Mendel ?

Gregor Mendel

 

Gregor Mendel

Nascimento: 20 de Julho de 1822 Heizendorf

Falecimento: 6 de Janeiro de 1884 Brno

Campo(s): Genética

Instituições: Abadia de São Tomé, Brno

Alma mater: Universidade de Viena

Conhecido(a) por: Descoberta da genética

Postura religiosa: Católico Romano

 

Gregor Johann Mendel (Heizendorf, 20 de Julho de 1822Brno, 6 de Janeiro de 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.

Nasceu na região de Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser batizado a 22 de Julho, que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento, vindo de uma família de humildes camponeses. Na sua infância revelou-se muito inteligente; em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: "Gregor". Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".

Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que não pode dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade.

Morreu a 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crónica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.

Experimento de Mendel

As suas descobertas, apesar de muito importantes permaneceram praticamente ignoradas até aos começos do século XX (embora tivessem estado disponíveis nas maiores bibliotecas da Europa e dos Estados Unidos). Sendo publicadas somente no início do século XX, anos após a morte de Mendel; foram "redescobertas" por um grupo de cientistas, um alemão - K. Correns, um austriaco - E. Tschermak e outro neerlandês - H. de Vries. Originalmente pensava-se que o austriaco Eric von Tschermark teria sido um dos "redescobridores" mas, nunca mais foi aceite.

Mendel e a apicultura

Um aspecto pouco revelado da vida de Mendel é que nos últimos dez anos da sua vida se dedicou ao estudo das abelhas; que resultou um modelo de investigação frustrante pois não teve tão bons resultados como as experiências com ervilhas alguns anos antes. É provável que esta experiência fosse para reforçar e confirmar a teoria da hereditariedade.

Cronologia

O mosteiro agostiniano em Brno, onde Mendel trabalhou e fez as suas experiências.

  • 1822 - No dia 20 de Julho, nasce Gregor Johann Mendel na Silésia, na região de Troppau, filho de uma família de camponeses.
  • 1841-1843 - Estuda dois anos no Instituto Filosófico em Olomouc.
  • 1843-1854 - Torna-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno
  • 1843 - Entra no mosteiro de Brno, onde passará a maior parte da sua vida e onde fará as suas famosas experiências.
  • 1847 - É ordenado sacerdote.
  • 1851-1853 - Estuda dois anos na Universidade de Viena história natural.
  • 1853 - De volta ao mosteiro, dá aulas principalmente de Física.
  • 1856 - Inicia as suas experiências nos jardins do mosteiro onde cruza as ervilhas e diferentes árvores.
  • 1862 - Juntamente com alguns colegas do mosteiro funda a Sociedade de Ciências Naturais.
  • 1863 - Acaba as suas experiências em animais e plantas que duraram cerca de sete anos.
  • 1865 - A 8 de Março e a 8 de Fevereiro apresenta à sociedade local o seu trabalho: "Ensaios com Plantas Híbridas".
  • 1866 - Pública oficialmente o seu livro tendo muito pouco impacto na comunidade científica.
  • 1868 - É eleito abade do mosteiro, após o que nunca mais pôde continuar as suas pesquisas devido às numerosas tarefas administrativas.
  • 1871 - É nomeado presidente da Sociedade de Apicultura de Brno.
  • 1873 - Mendel demite-se do cargo.
  • 1874 - É reeleito, mas por razões pessoais não ocupa o cargo.
  • 1884 - Morre a 6 de Janeiro de 1884 em relativa obscuridade, aos 61 anos de idade.
  • 1900 - Os botânicos K. Correns (Alemanha), E. Tschermak (Áustria) e H. de Vries (Países Baixos) redescobrem o trabalho de Mendel, demonstrando a sua importância e estabelecendo as Leis de Mendel.

Fonte: Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário


Sobre o Blog.

Blog dedicado a todos os alunos do curso de biologia da Ftc Ead circuito 12, e aos que se interessarem. o objetivo inicial deste blog é disponibilizar informações do curso,sobre o curso e informações úteis.Estarei também disponibilizando as aulas em áudio.na verdade este blog vai ser moldado por todos

Hd Virtual

http://www.4shared.com/dir/23836427/d678f5ed/FTC_EAD_Aulas.html
Este link serve para amarzenar todos arquivos do nosso blog.
esta pasta é publica todos podem mandar qualquer arquivo que ache de interesse.

Chat!

Seguidores


Blogs parceiros.

  • MATRIZ CURRICULAR - *DESCRIÇÃO CURRICULAR* DISCIPLINA CH 1º Período Metodologia do Trabalho Científico 72h Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação 72h Abordagens Sóc...
    Há 14 anos